O uso de bandagens funcionais é bem comum no esporte. O método mais utilizado é o Taping (Bandagem Funcional Rígida) feito com esparadrapos. Mas, recentemente, o uso do método Kinesio Taping (Bandagem
Funcional Elástica) vem crescendo no meio esportivo, inclusive no MMA.
O método Kinesio Taping foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, no Japão. O diferencial do método é a estimulação do sistema linfático e muscular, além da estabilização das articulações. Nas Olimpíadas de Seul, em 1988, o método teve grande exposição na mídia. Desde então, passou a ser muito utilizado na reabilitação de atletas.
A aplicação de Kinesio Taping alivia a dor, reduz edemas, gera maior estabilidade articular e uma melhor contração muscular. Abaixo, segue o depoimento dos lutadores que já estão usando Kinesio Taping:
César “Gordim” (Gordim Fight Team):
“Gostei muito de ter utilizado Kinesio Taping, eu vinha de uma lesão antiga no ombro e toda vez que ia lutar ficava preocupado com essa lesão, ai um amigo me indicou a utilização do Kinesio Taping, me senti bem com essa proteção, me deu firmeza na hora de dar os golpes, além de dimunir a minha dor. Nas próximas lutas vou utilizá-la, indico para todos os atletas.”
Maurício “Facção” (Gracie Fusion BH/Full House Team):
“Eu só tenho elogios para esse tratamento. Foi alívio rápido da dor, consegui realizar a preparação física como se não estivesse machucado. Ajudou muito durante a luta. Com minha experiência de 11 lutas de MMA, o método Kinesio Taping está de parabéns. Oss.”
* Rafael Persichini Freire
Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Esportiva
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário